quinta-feira, 26 de maio de 2011

Plano Nacional de Banda Larga

Clique no Banner e Veja as Fotos do Evento
Marcelo Lima
A União da Juventude Socialista da Paraíba (@UJS_Paraiba) participou na última sexta-feira (20), no auditório da PBTUR do 1º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais da Paraíba, realizado com a colaboração da Associação Nacional Para a Inclusão Digital (ANID). O principal debate na ocasião foi a democratização da comunicação e, por conseguinte, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Mas por que diabos a União da Juventude Socialista da Paraíba está metida nessas discussões? Simples! Explicamos:

A relação entre a juventude as transformações pelas quais a sociedade de qualquer tempo e lugar sempre foi íntima. O advento das novas tecnologias tornou a relação ainda mais evidente. Nós, os jovens de hoje, somos a maioria dos usuários de invenções da contemporaneidade como Internet. E neste sentido, criamos toda uma cultura digital.

Parafraseando as palavras de Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, reiteramos sua afirmação de que “A Internet e as novas tecnologias de comunicação transformaram a nossa sociedade de tal forma que, hoje, é imprescindível estar conectado a rede de computadores”.

E quando um instrumento como esse passa a ter tanta importância para a vida e para o desenvolvimento econômico e cultural da sociedade, é obrigação do Estado garantir sua oferta.

Entretanto, por mais importante e, para alguns, acessível que seja a Internet, tal instrumento de comunicação não alcança todos os cidadãos brasileiros, mesmo os mais jovens. Verdade totalmente perceptível nas estatísticas de qualquer instituto sério de pesquisa, ou então, no grande número de escolas da rede pública de ensino no estado da Paraíba que sequer possuem um laboratório de informática em funcionamento.

 Ficar parados e esperar que do céu caísse dádiva nunca foi e nunca será nossa postura, enquanto jovens socialistas. Nossas inúmeras vitórias registradas pela história só foram possíveis com muitas mobilizações. Assim, a UJS-PB convocou sua militância a participar do encontro e enriquecer o debate com a opinião juvenil.

De maneira que Marcelo Lima — presidente estadual da @UJS_Paraiba — em sua intervenção destacou que “um dos passos a serem dados para consolidar uma ‘democracia digital’ é o investimento mínimo de 10% do PIB até 2020 na Educação e a queda do veto presidencial ao projeto de lei que destina 50% do fundo social do Pré-Sal para o mesmo setor”. Tais investimentos num setor tão estratégico para qualquer país, além de possibilitar uma verdadeira inclusão digital nas escolas, garante um futuro de desenvolvimento e justiça ao nosso país.

Somos solidários a causa da ANID e, portanto, defendemos a instituição do PNBL — um passo a mais para a democratização da mídia. E conscientes de que os interesses econômicos de emissoras de TV e empresas de telefonia serão obstáculos ao interesse social, nos mobilizaremos sem medo para transformar a “banda curta” que vivenciamos em verdadeira Banda Larga e verdadeira Democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.