segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ensaio Geral: Jornada de Lutas Potiguar Em Defesa da Educação

"Nas ruas de março, eu fecho o quarteirão. 10 % do PIB para Educação"! "Sou estudante, não abro mão. Quero o Pré-Sal para a Educação"! Essas foram duas dentre as inúmeras palavras de ordem gritadas à exaustão pela fervorosa estudantada potiguar, na última quinta-feira de março (31). Mais 3 mil estudantes  entre secundaristas e universitários  repetiram, em Natal, o gesto estrondoso dos estudantes de outras 23 capitais do país, onde, em passeata,  a juventude reafirmou a bandeira das entidades estudantis UNE, UBES e ANPG — que defendem  50% do fundo social do Pré-Sal para a Educação e um investimento mínimo de 10% de toda a riqueza produzida nacionalmente. Foi a versão potiguar da Jornada de Lutas, uma das maiores manifestações estudantis do país no ano 2011.

A @UJS_Paraiba orgulha-se de ter contribuído, mesmo que de maneira modesta, na execução desta que foi a maior passeata realizada nos últimos cinco anos de história do movimento estudantil de Natal. "Saímos de lá com a sensação de dever cumprido e a vontade incontrolável de incendiar as ruas de João Pessoa com desejo flamejante de milhares de estudantes de construir um Brasil mais justo e democraticamente mais completo", com escolas bem estruturadas, professores qualificados e bem-remunerados, mais vagas nas universidades, e outras medidas que transformariam nossa educação, evidentemente, para melhor.

Nossos vizinhos do Rio Grande do Norte, ao fim da passeata, foram recebidos pela prefeita Micarla de Souza que atendeu uma comissão de representantes de Grêmios Estudantis, UBES, UNE, DCE da UFRN e a UMES local. A oportunidade de por em discussão as reivindicações estudantis findou em conquista: o compromisso de implementação da ouvidoria da meia-entrada e participação da União Brasileira de Estudantes Secundaristas no Conselho Municipal de Educação. A respeito das conquistas, Rarikan Heves, diretor da Executiva Nacional da UBES, declara: "foi muito importante essa Joranada Nacional de Lutas e significativa porque os estudantes ampliam suas conquistas locais. A UBES e a UNE mostraram sua força, é assim que a gente consegue mais vitórias para a rede do movimento estudantil".

O dia 31 de março, na capital norte-rio-grandense, serviu de ensaio geral para nossos militantes, dentre eles a veterana Wanessa Silva, estudante da graduação de Farmácia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Uma vez que de lá extraímos lições importantes para a construção de uma Jornada de Lutas paraibana tão massiva e exitosa quanto a jornada de nossos camaradas natalenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.