Uma grande roda foi feita e reuniu alunos e professores da modalidade genuinamente brasileira. Atabaques e berimbaus tocam mais alto nesta segunda-feira, 3 de agosto, é Dia do Capoeirista. Para comemorar a data, alunos de oito escolas municipais, que oferecem a capoeira, através do Programa Mais Educação, promoveram um grande encontro na Praça Getúlio Vargas, no centro de Patos.
Os praticantes de Capoeira a levam como estilo de vida, não apenas pelos fatores saúde e esporte. Muitos são conduzidos a seguirem nela como profissão, se tornam professores, praticam a inclusão social e comemoram que a cada dia a modalidade ganha mais adeptos.
“Com o dia a dia nós temos visto que está mudando a realidade dessa criançada com a história da capoeira na vida delas no empenho que elas têm. Todo o aprendizado da aula elas levam para a casa, como o respeito aos seus amigos, por todos da Capoeira”, comentou o contramestre de Capoeira Diego Sampaio.
Alunos da escola SESI, mantida pela rede municipal, que tem a capoeira como prática esportiva escolar, fizeram parte desta festa. Uma das jovens capoeiristas Vanessa Gomes, de 15 anos, está há quase dois anos no esporte e exibe na cintura a corda branca com ponta azul. Na roda cantava alto as cantigas e se colocava aos pés do atabaque para, quase que o tempo todo, jogar.
“Eu já estou na Capoeira faz mais de um ano e já mudou muita coisa na minha vida, não só eu deixar de ser sedentária, como participar de uma cultura que é nossa, e que ninguém tinha se manifestado quanto a ela”, disse Vanessa.
A Capoeira está presente na rede municipal de ensino de Patos desde o ano de 2011, quando foi implantado o Programa Mais Educação, atendendo só nesta atividade esportiva, aproximadamente duzentos alunos de oito unidades de ensino.
Fonte- Airton Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.