domingo, 18 de março de 2012

Autonomia fez a diferença para estudantes do Ensino Médio.

Fernanda Keylla, estudante do Ensino Médio da escola José Lins do Rego, fala o quanto foi importante a vinda do Capus V da UEPB para sua escola.

Fernanda Keylla 
Fernanda diz, que antes da Escola Estadual José Lins do Rego receber a Universidade Estadual da Paraíba,era uma escola totalmente sem estrutura,pois ninguém queria estudar em escola, que se faltava professores  em várias matérias,as paredes em ruínas, fios elétricos expostos,não havia segurança na frente da escola,onde já houve caso de assalto.

Depois da instalação do Campus V da UEPB pude perceber a melhoria na educação,agora temos cursos,professores preparados para dar uma boa aula, temos policiamento na porta da escola e com tudo isso, temos segurança e uma educação que antes não tínhamos. finalizou Fernanda.


Isso só foi possível depois que a UEPB passou a ter sua autonomia financeira,e tem feito a diferença na vida de muitos estudantes na Paraíba, principalmente os filhos da empregada doméstica do pedreiro em fim, o filho dos menos favorecidos .

Com os devidos recursos financeiros para desenvolver as suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão,  a UEPB pode contribuir de forma decisiva para as soluções dos graves problemas que assolam a Paraíba, entre eles, os setores educacional e saúde. Para o professor José Cristóvão de Andrade, presidente da Associação dos Docentes da UEPB, a entidade empreendeu ingentes esforços para a unificação do pensamento de todos os segmentos da comunidade universitária para maior compreensão da Autonomia Financeira e maior consciência do papel da Universidade Pública.

Com sua Autonomia, a UEPB tem  condições de expandir-se e melhorar a qualidade do ensino de graduação, investir na pós-graduação e nas atividadades de pesquisa e extensão. Isso é possível, desde que o aporte de recursos feito pelo Governo do Estado acompanhe o crescimento das receitas.

Mas, apesar da Lei concedendo a Autonomia da UEPB só ter sido, de fato, sancionada em 2005, a luta pela Autonomia não é recente. Há nove anos, o então governador Ronaldo Cunha Lima, assinava, antes de deixar o cargo para disputar uma vaga ao Senado, o decreto que concedia a autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira da Universidade Estadual da Paraíba, sonho acalentado por muitas universidades públicas do país.

E, ainda: investimentos em infra-estrutura; aquisição de novos equipamentos e materiais; reformulação de laboratórios; ampliação de bolsas para estudantes de iniciação científica; além de bolsas de doutorado para professores da UEPB no Brasil e no exterior.
   


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.