segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Resgatando o Movimento Estudantil Secundarista em Taperoá

Congresso de Fundação da UMEST

Nesta última sexta-feira (19) aconteceu na cidade de Taperoá, Cariri Paraibano o 1º Congresso da União dos Estudantes Secundaristas de Taperoá – UMEST, realizado por Marília França Diretora Estadual da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Marcelo Lima Presidente UJS (União da Juventude Socialista) e por Hélio Rodrigues Diretor Presidente do MJT (Movimento Jovem de Taperoá).
Os apoios foram do Pontão de Cultura do Cariri, Secretaria de Educação e Comissão Pró-Selo.
O evento contou com a presença de quase todos os diretores da cidade, com auditório da ULT (Universidade Leiga do Trabalho) lotado de estudantes, Secretária de Educação (Divânia Gomes), Presidente da Câmara de Vereadores (Sandro Jardel), e de varias pessoas respeitadas da sociedade Taperoaense.
Depois de vários discursos inflamados dos estudantes e das autoridades ali presentes, foi eleita a Diretoria da UMEST tendo como Presidente o jovem estudante Igor Rodrigues, que foi eleito quase que por unanimidade, sem nenhum voto contra com apenas duas abstenções.
O jovem em um belo discurso, disse que ia lutar para defender os estudantes e também defender que os diretores estimulem a criação de grêmios nas escolas, o estudante agora vai representar o município de Taperoá no próximo dia 31 de agosto em Brasília no 13º CONEG da UBES.
Congresso Estudantil Taperoa
Sem dúvidas foi um dia historio para o resgate do Movimento Estudantil de Taperoá, já que a última entidade estudantil com representatividade foi há décadas atrás composto por Dr. Ivandro, Dr Deó entre outros que deixaram muitos frutos como Clube Creta e o Santa Cruz. Obras até hoje importantes para Taperoá.
"O que esperamos é deixar grandes frutos também” relatou o jovem Hélio Rodrigues.

No evento os estudantes defenderam basicamente em um documento oficial feito para servir de Plano de Gestão da UMEST: Em Plano Nacional, 10% do PIB para educação, 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação, Duplicação das vagas nas universidades públicas, mais acesso a cultura, esporte e lazer, valorização do magistério e segurança nas escolas, no Plano Municipal defenderam quadras nas escolas, mais vagas no transporte escolar para universitários, a implantação do Cursinho Pré-vestibular aprovado na Câmara, a criação de entidades estudantis em todas as escolas do município e por fim a educação alternativa de contraturno.
Congresso Estudantil Taperoa
Os lideres das Entidades Estudantis junto com vários Estudantes logo depois do fim do evento foram em comitiva para a Câmara de Vereadores, em uma sessão histórica depois que o Vereador José Humberto (Betinho), apresentou requerimento pedindo uma Sessão Especial com a reitora Marlene Alves em defesa de um Campus para Taperoá, o vereador Presidente Sandro Jardel em uma atitude surpreendente, diferente do que é visto em outras administrações de câmara por ai a fora, onde a sociedade raramente tem oportunidade de falar diretamente da tribuna da casa do povo, o vereador pediu licença aos demais e abriu o microfone e a tribuna para os lideres dos movimentos estudantis.
A primeira polêmica foi o Cursinho Pré-Vestibular. O Vereador Salomão disse que já dava aulas de química e física junto com outro professor, foi quando Hélio Rodrigues diretor do MJT disse que tinha conversado com a Secretária de Educação e ela disse que para colocar em prática a Lei só tava faltando à contratação de 03 professores (química, física e português).
O jovem lançou a proposta para que o vereador juntasse as aulas de química e física ao cursinho do município e assim só iria ficar faltando o professor de português. O Vereador Salomão de pronto aceitou a proposta, no mesmo tema houve uma discussão entre os vereadores Ailton Paulo que defendia a Secretária de Educação dizendo que ela tava correta, em não contratar os professores e que a câmara não poderia fazer projetos que onerassem o executivo, e, portanto a lei do Cursinho era inconstitucional.
Já o vereador presidente Sandro Jardel disse que a lei foi aprovada e, portanto a Secretária tinha como cumprir, tanto Marília como Marcelo presidente da UBES e da AESP defenderam as bandeiras de lutas de suas entidades e agradeceram aos estudantes de Taperoá pelo grande evento.
O Presidente da UMEST Igor Rodrigues e seu Vice Edwim fizeram vários elogios ao Movimento Jovem de Taperoá e se concentram em defender um Campus para Taperoá e idealizar sua futura gestão.
Já o Jovem Hélio Rodrigues defendeu basicamente a implantação do cursinho e a vinda de um Campus para uma cidade do Cariri Oriental, falando que o Movimento Jovem já colocou o bloco na rua há muito tempo e que precisa da ajuda dos vereadores.
O jovem Mikael Araújo Presidente da Associação dos Universitários em um belo discurso,  fez uma explanação mostrando os números de universitários Taperoaenses nas diversas cidades da Paraíba, de sua gestão a frente da entidade e de parcerias para defender a classe.

Congresso
Na última quinta-feira (18) os jovens do MJT (Movimento Jovem de Taperoá) estiveram na cidade de Soledade para um evento estudantil, os jovens fizeram convites a alguns vereadores de Taperoá para irem a Soledade e o Presidente da Câmara, o Vereador Sandro Jardel aceitou o convite
O convite ao Movimento Jovem de Taperoá foi feito pelos lideres do Movimento Soledade um Campus Já. Na ocasião os jovens foram recebidos com muito entusiasmo pelos estudantes da Soledade em reconhecimento ao trabalho que vem fazendo enquanto movimento na cidade de Taperoá.
O jovem Hélio Rodrigues discursou dizendo da importância de um campus para Região do Cariri Oriental que pudesse atender os estudantes de Taperoá, Cordeiro, Desterro, Livramento, Salgadinho, Assunção, Juazeirinho e Soledade entre outras e falou que vai trabalhar para que essas cidades se unam na luta pelo Campus para Região e que Soledade podia contar com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.