terça-feira, 14 de junho de 2011

Claudio Silva: A Meia Entrada É Nossa

Meia-Entrada Respeitada em Patos
O empresariado safado, infrator, desavisado ou, para ser educado, irregular do setor de eventos culturais e entretenimento de Patos vai levar puxão de orelha do PROCON Municipal e Ministério Público da mesma cidade por descumprir a lei municipal 1848/93 que dispõe sobre a meia-entrada para estudantes em casas de shows e eventos culturais. O Poder Público agora vai botar para lascar no bolso da safadeza!

Se pensar o leitor que estamos sendo exagerados ao “elogiar” os empresários com qualidades tão “positivas”, nos explicamos. Citemos aqui, só de passagem, algumas das presepadas que essa galerinha apronta lá pelas bandas do nosso sertão, tome nota:

  • Enrolar a estudantada com a venda de abadás de preço único como forma de ingresso em eventos fechados. De maneira tal que o direito a meia-entrada é burlado na maior cara-de-pau, uma vez que ao invés de um bilhete se compra uma peça de roupa e, portanto muda-se a relação de consumo. Meia que é bom: nada!
  • Manipular a opinião das pessoas contra os estudantes e seu direito garantido por leis nas três esferas de poder. Fazem isso afirmando que não podem cumprir a lei porque isso diminuiria significativamente seus lucros e para reduzir o prejuízo os outros consumidores teriam de pagar mais caro. Pagar mais caro por causa de estudantes é uma idéia que irrita muita gente! Só se esquecem de dizer que a maioria do público das festas e outros eventos é composta por não estudantes e que o peso da meia seria minúsculo.
  • Ocultar cartaz ou similar que divulgue — como a lei estadual 5720/39 prevê — o valor para estudantes. Afora que a qualquer um, seja ou não estudante, o valor é sempre o mesmo, isto é, nada de preço estudantil e “tome-lhe inteira”!
Enfim, pilantragem é apelido carinhoso para a safadeza generalizada que os “bestinhas” do entretenimento aprontam contra os estudantes. É crime! Mas agora, depois de Audiência Pública convocada pelo PROCON da dita cidade na última quarta-feira (8 de junho), o reino animal está inquieto, “o cancão vai piar” e “a cobra vai fumar”, Digo, a lei vai se fazer cumprida! A Estudantada patoense, legitimamente representada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e seu braço direito na Paraíba, a Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP), propôs que o empresariado assinasse um termo de ajustamento de conduta (TAC) que constasse os seguintes detalhes, tome nota:
  • Multa gordinha para pesar na consciência e, principalmente no bolso do infrator da lei e/ou do termo de ajustamento de conduta. Tome-lhe!
  • Proibição da venda de qualquer tipo de abadá ou vestimenta como forma de ingresso. Tome-lhe!
  • Cartaz estrategicamente visível, especificando o valor da inteira e meia de maneira que todos sejam imediatamente informados. Tome-lhe mais uma!
  • Fila dupla na hora da entrada, de maneira que estudantes possam ser fiscalizados para que não a pareça nenhum gaiato com carteirinha falsa ou coisa assim e ponha nosso a direito a perder. E tome-lhe de novo!
Marília França, diretora regional da UBES e presidenta da AESP, revelou a imprensa patoense que “a estudantada vai ficar alerta e não pretende deixar a fiscalização por conta apenas do Estado, vão ficar de olho no cumprimento da lei” nos mais diversos eventos. Então abra o olho, seu direito pode estar sendo desrespeitado!

*Cláudio Silva é:
Conselheiro de Juventude do Estado da Paraíba (2010/2011)
E Diretor das Comunicações da @UJS_Paraiba (2011/2012)

Um comentário:

  1. Defendo a Meia Entrada Para Estudantes e Não Abro Nem Para Um Trem! Diga-Se de Passagem, Muita Gente Brigou Para Garantir Tal Direito...

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.