quarta-feira, 16 de março de 2011

Bate-Papo com Secretário de Educação

2010 foi um ano de conquistas para a estudantada paraibana. Dentre elas, a aprovação da Reserva de Vagas na UFPB, para alunos egressos de escolas públicas. A façanha foi promovida pela UJS-PB que, à frente da AESP e das diretorias regionais da UBES e UNE, engajou na luta e nas ruas mais de 3.000 estudantes.

Essa mesma galera conseguiu uma audiência com o atual Secretário de Estado de Educação, Celso Scocuglia, que ocorreu na manhã desta terça-feira (15). Scocuglia aceitou debater os rumos e desafios da nossa Educação e enfatizou a "oportunidade de trabalho conjunto entre o Estado e a Sociedade Civil Organizada" — isto é, trocando em miúdos, entre SEC-PBUJS-PB — na consolidação de uma Educação pública, gratuita e universal com qualidade.

A AESP (Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba), dirigida majoritariamente pela UJS, assumiu o compromisso de diagnosticar, com base em suas inúmeras Caravanas pelo estado e o contato direto com as reivindicações estudantis, as deficiências da rede pública de ensino e, consciente de seu papel como agente transformador, propor soluções cabíveis.

Marília França, uma de nossas militantes mais determinadas,  Presidenta da AESP e atual Diretora Regional da UBES, destacou em entrevista ao Paraíba Online a receptividade do secretário em detrimento à administrações anteriores. Marcelo Lima, Presidente da União da Juventude Socialista da Paraíba, esclareceu à imprensa que "audiência foi oportuna e positiva, uma vez que foi possível levar ao conhecimento da atual administração as reivindicações estudantis e debater temas como a interiorização do Ensino Superior, a resistência infundada  de diretores escolares à organização de grêmios estudantis, assegurada por lei federal, e a construção de um encontro estadual que agregasse todas as categorias relacionadas a Educação em nosso estado".

O evento contou ainda com a presença de Francisco Chagas e Mailson Lima, militantes da UJS e respectivamente representação da UNE (União Nacional dos Estudantes) e aluno do Liceu Paraibano. Chagas colocou em pauta a conjuntura universitária, com ênfase aos problemas de uma categoria estudantil que só veio a surgir a partir do Governo Lula, a figura do "ProUnista". Chagas pontuou: "o ProUni indiscutivelmente é um avanço, contudo, frequentemente sou surpreendido por reclamações desses estudantes. Eu mesmo sou ProUnista e reconheço e escancaro as limitações do Programa, principalmente no quesito Assistência Estudantil".

2 comentários:

  1. Oi Boa Noite a Tod@s camaradas.

    Gostei Muito da Materia, bem produzido e muito organizado o blog é isso ai UJS.

    Bem como Fruto do que Plantamos em 2010 Conseguimos um Grande Avanço uma audiência com o secretario de educação , Vamos a Luta, lutar por mais melhorias na educação estadual, continuar sempre avançando e lutando que é a nossa tarefa, Vamos iniciar uma Grande e Bela jornada de lutas no nosso estado, " invadir " escolas, colocar estudantes nas ruas ,vamos agora com todo o gás exigir os nossos direitos, lutar sem medo de morrer, vamos UNE, UBES , UJS E AESP Fazer a verdadeira revolução acontecer em 2011.

    Gustavo Cruz
    UJS – Campina Grande

    ResponderExcluir
  2. É Isso ai essa galera é de luta,todos os dias lutando pelos direitos dos estudantes.Valeu galera.

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.