domingo, 20 de março de 2011

Grito por Igualdade

Esses dias, acompanhamos, o homem mais poderoso do mundo sendo recebido pelo mais alto representante da Nação Brasileira. Um evento inegavelmente singular na história do nosso país. Não apenas por ser a primeira visita de Barack Obama ao Brasil, antes, porém, por ser uma mulher quem o recebera.

Depois de escolher um operário, a população brasileira elegeu a primeira mulher presidente. Sua eleição enche de esperanças as brasileiras vítimas de discriminação, e que sofrem diariamente violência doméstica. De forma que, este ano, no Brasil, o Dia internacional da Mulher tem um significado especial para todos, e todas.

A fim de conjugar o dia de homenagens com a luta contra todas as formas de discriminação contra a mulher, a seção paraibana da União Brasileira de Mulheres (UBM-PB)  promoveu seu 4º Congresso nos dias 18 e 19 de março. O evento o contou com personagens importantes no universo feminista. Dentre elas, a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa, Nézia Gomes.

A União da Juventude Socialista da Paraíba (UJS-PB) não deixou de mobilizar sua militância a fim de intensificar e enriquecer as discussões, com a opinião da Juventude. Marcelo Lima, presidente estadual da UJS, foi convidado a compor a mesa de abertura e em suas considerações destacou que “o Dia Internacional da Mulher não é uma data meramente para homenageá-la e presenteá-la com flores e/ou chocolate. Antes, porém, é dia de conscientizá-las de seu papel social, organizá-las e fomentar a vontade de construir uma democracia completa, sem preconceitos e discriminações de gênero ou de qualquer tipo; uma democracia, na qual a igualdade possa ser mais que uma palavra perdida nos discursos demagógicos de nossos representantes”.


O congresso cumpriu a tarefa de fortalecer o Movimento Feminista e convocar amplos setores dos Movimentos Sociais à luta. A UJS-PB, assumiu, de público, o compromisso de engrossar as fileiras do Movimento Feminista contra a opressão de gênero e todas as formas discriminação, anunciando o já reconhecido empenho da entidade na luta das mulheres.

Por fim, parafraseando as palavras de Olga Benário Prestes, comunista alemã, a impressão deixada pelo congresso e que levaremos até o fim de nossas vidas é que deveremos SEMPRE "lutar pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo".

Um comentário:

  1. O 4ºCongresso da União Brasileira de Mulheres foi de muita importância para as mulheres Paraibanas que hoje tem se organizado na luta por seus direitos.
    é necessário discutir e se organizar contra muito preconceito e injustiça cometidas com nossas mulheres.é por entender essa necessidade que a UJS vem dando sua parcela de contribuição nessa luta com a UBM,hoje ocupamos um cadeira no concelho consultivo da UBM representada por Marilia Fraça:Presidente da Aesp e e diretora estadual da UJS.
    é necessário somarmos nossas forças na luta pelos direitos das mulheres,principalmente das mulheres jovens que hoje tem sofrido bastante opressão,sem oportunidades,perdendo suas vidas muito cedo muitas vezes pelas drogas e etc.
    não basta sonhar precisamos construir esses dias melhores.Marilia França

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.