quarta-feira, 29 de abril de 2015

Grupo de Capoeira Cordão de Ouro e Secretaria de Juventude e Lazer realizam encontro regional.


Na manhã deste Domingo (26), no Sindicato dos professores do Estado na Cidade de Patos, aconteceu um encontro regional de Capoeira, na oportunidade estiveram presentes diversas representações, Cidades como Pombal, Santa Luzia e Condado, participaram do encontro.
O encontro regional tem como objetivo, reorganizar o movimento de capoeira da região em torno do 3º Congresso Nacional Unitário de Capoeira (CNUC).          

Foto internet
      Na oportunidade os mestres e contramestres, expuseram um pouco da história da Capoeira no Brasil e no Mundo nos dias atuais. Os organizadores do evento também falaram sobre o projeto de Lei 031/2009 que está em articulação nacionalmente, esse projeto, busca a regulamentação da Capoeira: PL 031/2009 Artigo 1º É reconhecida a prática de capoeira como profissão, na sua manifestação como dança, competição ou luta.
Artigo 2º É considerado atleta Profissional, nos termos do Capítulo V da lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, o capoeirista cuja atividade consista na participação de eventos públicos ou privados de capoeira mediante remuneração.

Para o contramestre Diego do Cordão de Ouro da cidade Patos, o encontro é fruto de uma construção coletiva e é um fórum de discussão em torno de nossos interesses, ao exemplo da PL 031/2009, esse projeto de lei não colabora com o fortalecimento da Capoeira no Brasil. “ Essa PL é uma afronta a história da Capoeira no nosso País, não podemos esquecer daqueles que contribuíram com a construção e o fortalecimento de nossa cultura” Disse.  
Já para o Professor Galego de Santa Luzia-PB, ao invés de fortalecer a Capoeira, a PL, faz com regresse a prática aqui no Brasil, “ Somos detentores de um saber, não é preciso um diploma para dizer que sabemos dos benefícios que a Capoeira tem para oferecer as pessoas, precisamos apenas fortalecer as leis que já existem a exemplo do Estatuto da Igualdade Racial lei 12.288/2010 Artigos 20, 21 e 22 e a lei 10.639 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e cultura afro nas escolas ” Relatou.
Reconhecimento do notório saber do mestre de capoeira pelo Ministério da Educação (MEC). Espera-se que o registro do saber do mestre de capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil possa favorecer a sua desvinculação obrigatória do Conselho Federal de Educação Física, ao qual a capoeira está subordinada. Entende-se que o saber do mestre não possui equivalente no aprendizado formal do profissional de Educação Física, mas sim se estabelece como acervo da cultura popular brasileira. Dessa forma, espera-se contribuir para que mestres de capoeira sem escolaridade, mas detentores do saber, possam ensinar capoeira em colégios, escolas e universidades. É recomendado que esta proposta seja de implantação imediata.
Texto retirado do Dossiê: Inventario para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil, pág. 94, 2007

Quem esteve presente no encontro foi o Secretario de Juventude e Lazer do Município Patos Marcelo Lima. “ Muito me alegra está participando desse encontro, entendemos o grande papel que a Capoeira cumpre para com a nossa Juventude, seja pela questão da Educação, Saúde, Socialização entre outras benéficas que podem ajudar aos jovens, a prefeitura de Patos está de portas abertas” Disse o secretário.

,
O encontro terminou ainda pelo fim da manhã com uma grande roda de Capoeira elevando ainda o estimulo dos participantes do referido evento.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.