sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Grito “Não vai ter Copa” é bola murcha perdida em campo

O texto “Brasil, mostra a tua Copa”, compartilhado na fanpage da Mídia Ninja no Facebook, é essencialmente muito justo. Porém, ao afirmar que com a palavra de ordem "Não vai ter Copa" o povo ("em ser, impedido de sê-lo", como diz Darcy Ribeiro) "tira da garganta seu maior grito de esperança de que a vida pode ser maravilhosa" vira uma bola murcha perdida em campo.

Por Carla Santos*


Sim, a FIFA é o câncer do futebol mundial, assim como a CBF é o câncer do futebol brasileiro. Agora, por causa destas organizações as competições mundial e nacional, como a Copa e o Brasileirão, devem sumir do mapa?

Não, pelo menos para os apaixonados por futebol como eu. Na verdade, a palavra de ordem deveria ser #OcupeAcopa. Se a Copa não está sendo para os brasileiros — e não devemos permitir que os crimes cometidos contra a Aldeia Maracanã e a população da Mangueira, entre tantos outros, fiquem impunes — vamos ocupá-la para que seja. Vamos #OcuparOsEstádios #OcuparOstreinos, vamos arrancar a Copa das mãos dos cartolas especuladores.

Isso me parece muito mais inteligente do que ficar gritando "Não vai ter Copa" — e fazendo coro com a mídia e a oposição ao governo Lula-Dima. Até porque vai ter Copa sim, queiram ou não queriam, e o que vamos fazer? Ignorar a realidade em nome da nossa vontade — que pode ser bem intencionada, mas que não passa de vontade —, ou vamos abrir os olhos e encarar a realidade, agindo para transformá-la no lugar de negá-la?

Antes, onde estão as propostas, projetos, ações e iniciativas que se contrapõem ao modelo da FIFA de Copa do Mundo? Depois, aonde estavam os manifestantes durante as votações dos projetos no Congresso Nacional brasileiro que cederam às pressões e imposições nefastas da FIFA? 

Se a Copa do Mundo que temos não é a que queremos, vamos à luta pela nossa Copa! Sem contar que tem gente que bate no modelo FIFA de organizar o futebol mundial, mas leva o famoso cartaz “Queremos escola padrão FIFA” para as manifestações...

Por isso e por outras é que o título “Brasil, mostra a tua Copa” é justo e oposto a hashtag #NãoVaiTerCopa. Se não vai ter Copa, como o Brasil poderá mostrar a sua?

Crítica sem proposta é só diagnóstico, não apresenta perspectiva, é insuficiente para transformar o mundo.

#OcupeAcopa!
#AcopaÉNossa
#ForaFifa
#ComitêPopularDaCopa

Segue o texto publicado na Fanpage da Mídia Ninja no Facebook, compartilhado por Filipe Peçanha:

BRASIL, MOSTRA TUA COPA!

"Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo" disse Darcy Ribeiro em seu clássico O Povo Brasileiro.

No entorno do estádio do Maracanã, faltando cerca de 150 dias para o início da Copa da FIFA o que se pode ver é que o povo do Brasil não é mesmo bem vindo nas proximidades do palco principal da festa.

Depois de duas violentas desocupações da Aldeia Maracanã, símbolo maior da resistência e da dignidade indígena no Rio, agora é o templo negro do samba, a Mangueira, quem vê cortada em sua carne uma parte de si. Centenas de casas tornam-se ruínas e moradores perdem o pouco que tem em nome do mega-evento milionário.

Para garantir os lucros dos acionistas da FIFA - uma corporação privada, e satisfazer patrocinadores e empreiteiras, as 'novas benfeitorias' no entorno do estádio serão feitas nos próximos 150 dias.

Aceleradas, as obras terão orçamentos aumentados e muita maquiagem será necessária para higienizar a região e expulsar da cena, os pobres.

Apesar da dor dos índios e negros, Darcy não perdeu nunca a esperança justamente porque aqui o povo jamais se rendeu.

Ao afirmar NÃO VAI TER COPA é esse povo que tira da garganta seu maior grito de esperança de que a vida pode ser maravilhosa:

"Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à conveniência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra.”

#ResisteMangueira

Acompanhe e divulgue:

http://twitcasting.tv/midianinja

http://twitcasting.tv/antuanegestalt

Fonte: Mídia Ninha

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=262877083870444&set=a.164308700393950.1073741828.164188247072662&type=1&theater

*Carla Santos é jornalista, formada em Letras/Italiano pela USP, e atua no coletivo do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.