quarta-feira, 20 de março de 2013

Paraíba é o estado que mata mais Jovens no Brasil.



 Nas últimas semanas, a Paraíba vem sendo destaque no cenário nacional como um dos estados mais violentos do Brasil, ocupando o ranque de onde se mata mais jovem, mulheres e negros. Esta é uma situação nunca vista por aqui, onde os bandidos estão se sentindo “seguros” para praticarem todo e qualquer tipo de ação criminosa.
A situação é tão grave que o próprio secretário de Segurança e Defesa Social, Claudio Lima, chegou a divulgar nos meios de comunicação que a segura pública no estado está sem controle. E a população, como fica?
Conforme o mapa da violência 2012, na Paraíba a maioria dos crimes estão concentrado nos dois maiores municípios, João Pessoa e Campina Grande, que passaram de vigésimo para sexta posição no ranque de violência. No ano de 2000 as cidades foram responsáveis por 67,6% do total de homicídios do Estado, já no ano de 2010 a participação cai para 55%.
O Governo anunciou dados de diminuição sobre a criminalidade na Paraíba, dizendo que investiu milhões em armamentos e equipamentos para a polícia, diante disso, nos questionamos, será que essa é a saída para diminuir a criminalidade? Os policiais estão preparados para manusearem esse armamento? Será que há uma política de prevenção aos crimes relatados diariamente na mídia? São essas perguntas que ficam no ar, pois vemos diariamente policiais despreparados atuando, e sabemos que nas maiorias das vezes não é culpa dos mesmos, na minha humilde opinião é a falta de diálogo com a categoria, melhorias de salários, acompanhamento psicológico, treinamento, entre outras que acredito que não exista nas polícias da Paraíba.
Não podemos ser irresponsáveis e divulgar dados inexistentes para tranquilizar a sociedade, é preciso trazer a realidade para o debate, e juntos acharmos uma saída para esse problema que um dos mais graves no momento no nosso estado.  

Marcelo Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.