sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Entidades Estudantis visitam IFPB



REITOR EM EXECÍCIO, LOUVA A INICIATIVA DAS LIDERANÇAS.
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba recebeu a visita, nessa quinta-feira, de entidades estudantis que vieram divulgar os eventos da União Nacional dos Estudantes (Une), previstos para movimentar o mês de janeiro, em Pernambuco. A diretora cultural da Une, Maria das Neves, foi recebida pelo pró-reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, que representava o reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, que se encontrava em Brasília participando das sessões relativas ao Plano Nacional da Educação, no Congresso Nacional. 
A diretora da Une veio acompanhada do diretor local da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes-PB), Highlandeberto Mendes, e do Presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS), Marcelo Lima, e da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba, Igor Rodrigues. O grupo buscava apoio para garantir a participação maciça dos estudantes do IFPB no 14º Congresso Nacional de Entidades de Base (Coneb), de 18 a 21 de janeiro, e na 8ª Bienal, de 22 a 26 de janeiro, em Recife e Olinda. “Esperamos 100 estudantes do IFPB no evento. Na Bienal, circulam cerca de 20.000 pessoas”, comentou Maria.
A Bienal da Une é uma ampla mostra cultural dos estudantes brasileiros que podem apresentar obras nas categorias de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Audiovisual, e ainda Ciência e Tecnologia e Projetos de Extensão. O homenageado desse ano é Luiz Gonzaga. De acordo com a diretora cultural da Une, estão sendo organizadas as participações de Lenine, Gilberto Gil, Alceu Valença e do ex-presidente Lula. Para saber mais sobre os dois eventos, entre no site da UNE: http://www.une.org.br/eventos    
O Coneb reúne os representantes dos Centros Acadêmicos (CAs) de todo o país, eleitos para serem conselheiros no evento que tem uma ampla pauta. “Queremos estimular todos os campi do IFPB que tenham CAs a elegerem seus representantes para o Congresso da UNE. Também estimulamos os que ainda não tem Centro Acadêmico a criar porque é uma importante plataforma de luta. No Coneb, vamos escolher os lemas para as nossas passeatas em março. Cada região deve debater no Coneb, o tema que mais interessa”, frisou Maria das Neves. 
A representante da Une é estudante no Amazonas e já fui aluna de Instituto Federal. “O papel dos IFs na expansão do ensino para o interior é fundamental. Queremos garantir a qualidade desse ensino. Para isso, é preciso lutar para que 10% do PIB seja aplicado na educação, 50% do pré-sal e 100% dos royalties”, destacou Maria das Neves. Ela foi uma das palestrantes do Congresso Estudantil do IFPB realizado nos últimos dias e que mobilizou os alunos para a votação na próxima gestão do DCE.
O pró-reitor adiantou que os estudantes interessados em ir aos eventos devem procurar os campi para organizar a sua ida. “As pró-reitorias devem acompanhar esse processo”, frisou Paulo. O grupo também conversou com o professor Paulo de Tarso a respeito dos novos passos da expansão do IFPB para mais cinco cidades. Os alunos conversaram ainda a respeito das lutas para fortalecer a assistência estudantil com verbas garantidas por lei.


Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.