terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cláudia Petuba: Denuncismo, Um Atentado ao Direito

O mais novo hobbie na mídia brasileira é fazer denúncias vazias, sem provas e sem investigações, é a onda do "denuncismo". Muitas pessoas pensam que ser contra o denuncismo é ser a favor da corrupção e da impunidade, muito pelo contrário, é ser favorável à verdadeira justiça, do esclarecimento real dos fatos. 

Basear-se em denúncias como se fossem fatos concretos inquestionáveis é um atentado ao Estado Democrático de Direito. Para quê Poder Judiciário se a mídia denuncia, finge que investiga e ela mesmo condena? Para quê princípios constitucionais como contraditório e ampla defesa? Dessa forma vamos regredir para o período da "autotutela", a forma mais primitiva de solução de conflitos.

No período em que imperava no mundo a autotutela, não haviam atividades jurisdicionais e cada um promovia sua própria defesa se fazendo valer da força física. Obviamente o mais forte sempre vencia o mais fraco, mas muitas vezes a vitória do mais forte não significava que a justiça estava sendo feita. Hoje em dia prevalece, a vitória do mais forte continua não significando que a justiça prevaleça e nesse sentido quanto mais o direito evolui, mais repele esse tipo de prática; porém, com o passar dos anos a mídia hegemônica tem cada vez mais feito uso dessa prática. Ao se publicar uma denúncia deveria se cobrar sua averiguação e não instigar o linchamento e execração do denunciado e tratar o denunciante como uma pessoa com boa-fé.

A mídia tem criado muitos escândalos, cito por exemplo os recentes casos dos Ministérios, que depois do objetivo alcançado, a saída do ministro, alvo momentâneo, parece que nada aconteceu, o caráter investigativo e o senso de justiça da mídia de repente somem e nada mais se ouve falar do assunto. Para a mídia não importa se a polícia e o judiciário chegarão a alguma conclusão ou não, se a denúncia era verdade ou não. Provavelmente se chegarem a conclusão que as denúncias eram mentiras sequer noticiaram tal conclusão.

O denuncismo da mídia é mais uma manobra de grupos políticos do nosso país, que governaram o Brasil num período de retrocessos constantes, a mídia silenciava perante aquela realidade.


*Claudia Petuba é Coordeado ra Geral do DCE da UFAL e Diretora UNE de Alagoas
Fonte: Blog da Claudia Petuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.