sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Carlos Siqueira: Uma Educação à Altura dos Desafios de São Paulo!

Movimento "TENHO ALGO A DIZER" em São Paulo
O ano de 2011 foi marcado por um grande e agitado movimento dos estudantes brasileiros. Começamos o ano com uma grande mobilização da juventude do Brasil e de São Paulo, os congressos das UNE e da UEE|SP foram o ponto de encontro daqueles que lutam e querem uma nova educação para o nosso país! Essa luta continua permanente e agitada, pois conquistar os 50% dos recursos do Pré-sal paulista para a educação, meio ambiente e ciência e tecnologia; 10% do PIB para educação e um Plano Estadual de Educação é tarefa que vai definir os rumos do desenvolvimento do nosso futuro e do nosso país.

Agora, para fechar com chave de ouro, a nossa principal tarefa no final deste ano é ocupar as escolas do estado de São Paulo, agitar os Grêmios Estudantis e amplificar as nossas bandeiras com o 16º Congresso da União Paulista dos Estudantes – UPES e 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES.

A nossa luta não é menor. Os jovens socialistas da #UJSSP têm um compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade; na defesa de uma escola antenada com o desenvolvimento e a inclusão social, que atenda as demandas e os desafios de educar uma geração para a construção de um estado de São Paulo forte e capaz de atender ao chamado de crescimento e prosperidade em que o nosso país se encontra!

É verdade que a educação aqui não vai bem, a violência tem tomado conta das nossas escolas, a intolerância das direções das escolas tem cada vez mais afastado a comunidade escolar, a qualidade e a força de vontade dos Professores já não são mais as mesmas, e tudo isso criou uma geração apática à construção de uma escola que possa ajudar nos avanços que os paulistas necessitam para combater o abismo social em que inúmeras regiões do estado vivem hoje! Ou não é verdade que as escolas têm, em sua grande maioria, diferenças sociais quando os filhos de trabalhadores são jogados nas escolas mais periféricas e outras são reservadas para uma “classe média” das inúmeras cidades do estado?

Por isso, somos chamados a encampar a bandeira de um novo tempo. Nós somos a juventude que vai conquistar a escola dos nossos sonhos, mas não um sonho distante, e sim o de possuir uma escola na qual a qualidade seja condição obrigatória, a capacidade e as aulas sejam compartilhadas com os desafios regionais, em que o equipamento não seja sucateado e a vontade de estar na escola seja positiva! Que a democracia seja exercida plenamente e o Grêmio funcione, assim como possamos ter eleições para Diretor de Escola, que os Congressos Escolares venham para garantir o debate franco sobre o que desejamos como escola democrática, com qualidade e promotora do futuro da nossa juventude.

Não permitiremos que, depois de 16 anos, a política tucana apresente como resultado de qualidade o Saresp e tantos outros mecanismos até aqui mencionados, que não avalia, mas sim condiciona bonificações em forma de salários e recursos, colocando assim as escolas em disputa por quem tem direito a receber mais. Nós acreditamos em outro modelo,no qual a escola se faz entre Professores, Diretores, Funcionários e Estudantes!
A nossa luta é para que o financiamento público seja maior, que a capacidade de investimentos em equipamentos e infra -estrutura venha para beneficiar a vida dos estudantes, que a reformulação da grade curricular sirva para deixar a escola mais atrativa e facilitar o ensino- aprendizagem, que os planos para os próximos 10 anos venham para mudar a cara da escola e deixar as diferenças de lado, e que, com isso, 
os estudantes tenham a oportunidade de optar por seus futuros.

Assim, o Movimento Eu Tenho Algo a Dizer, convoca os estudantes a montar suas delegações de todas as cidades do estado e, e transformar em combustível a nossa alegria e rebeldia, para construir uma escola para o desenvolvimento do estado de São Paulo, pois acreditamos que juntos vamos avançar rumo a uma educação melhor, na transformação da escola que desejamos e queremos para os milhões de estudantes do maior estado do Brasil!

Viva a Luta dos Estudantes Paulistas!

Fonte: Nossa Cara - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.