quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Picuí (UMESP)

SE O PRESENTE É DE LUTA, O FUTURO NOS PERTENCE
A tarde desta terça (09), na cidade de Picuí foi diferente para os estudantes. Foi realizado o 1º Congresso Municipal dos estudantes secundaristas, e foi através de muita mobilização em sala de aula que o auditório municipal ficou lotado. Na pauta do encontro estava mais investimento para educação através dos 10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal, debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e questões mais locais que foram debatidas pelos estudantes de Picuí, como por exemplo o transporte escolar que foi motivo de grande controvérsia. Muitos estudantes utilizaram da palavra para questionar o transporte em “pau de arara”, transporte de forma ilegal, diga-se de passagem. Os estudantes propuseram no documento que foi aprovado por aclamação por todos, havendo apenas um voto contrário, que a UMESP tome como a principal bandeira dessa gestão o combate ao transporte irregular.

Quem esteve presente para fazer uma saudação aos congressistas, foi o Prefeito da cidade que deu total apoio através da prefeitura, Rubens Germano, popularmente conhecido como “BUBA”, e também representantes das secretarias de educação do município e do estado, o SINTEF também estava representado na mesa através do professor Itálo Batista, e os vereadores Itinho e Paulo Lira representando a câmara.
No final foi eleita a nova diretoria da UMESP, estando a frente o estudantes Hiago Mateus e seu Vice Gabriel Martins e como secretária Geral Elaine Oliveira, os estudantes José Nilson,Stenyo Eduard,Ramava Flávia,José Ewerton,Hellen Silva,Josiene Andevânia,Ramon Oliveira,Mayara Araújo, Társyla Marilia,Igor Gusmão, Wagner Dantas,Francisco Borges,Renner Farias, Leandro Patrick, Valéria Oliveira e Isabel Silva que também foram eleitos para diretoria, ficaram de decidir na primeira reunião ordinária as divisões do cargos que determina o estatuto.

Para o diretor da AESP Marcelo Lima, a UMESP só vem somar com o município, pois é preciso trazer o debate para dentro da sala de aula. O movimento estudantil que sempre somou na luta por uma educação melhor, tem que se organizar dentro das escolas com os grêmios e também com as entidades municipais com é o caso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Picuí. 

Um comentário:

  1. Importante destacar a participação do Prefeito de Picuí, que apesar de ser do PSDB (problema para muitos que não conseguem dialogar com a direita), mostra que está antenado com os movimentos sociais. Parabéns a essa galera! Espero que consigam construir um movimento sólido na cidade que venha defender os interesses reais dos estudantes.

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.