sábado, 13 de agosto de 2011

Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Emas

"NÃO NASCEMOS PARA O SILÊNCIO"!
11 de agosto é data importantíssima para a nação brasileira: é “Dia do Estudante”. É data para homenagear aqueles que tanto contribuiram para a conquista e aperfeiçoamento da nossa Democracia. Suas contribuições são inegáveis, foram e são importantes e, portanto são dignas de homenagem, no entanto, comemorar tal dia não se faz dentro de casa assistindo televisão ou com um simples feriado: se faz reiterando a afirmação de que os estudantes, a juventude, têm vontade e coragem de ir à luta em defesa de seus direitos e do bem comum.

Esse é o recado que estudantada do Município de Emas deixou bem claro ao realizar o 1º Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Emas na Câmara dos Vereadores da cidade, exatamente no Dia do Estudante. Reunidos em assembléia, com professores, pais de alunos e outras pessoas da sociedade emense, os alunos da rede pública de ensino fizeram questão de “botar a boca no trombone” e discutir a educação do município, do estado e do país, demonstrando em gestos inequívocos que “NÃO NASCERAM PARA O SILÊNCIO”.

O congresso é um marco na história recente do município e, portanto, será sempre lembrado, principalmente por ter sido escrito pelos estudantes. Para a realização do evento, que polemizou o desrespeito ao direito à “Meia-Entrada” para estudantes, a ausência de uma instituição pública de ensino superior no Vale do Piancó e aprovou como manifesto um documento intitulado “NÃO NASCEMOS PARA O SILÊNCIO”, foi fundamental a colaboração do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente da cidade e o apoio da secretaria municipal de educação.

Engana-se quem imaginar que o destaque do congresso foi o palestrante, vindo de João Pessoa, Claudio Silva (CEJUP): quem brilhou na noite da última quinta-feira o foi o jovem Francisco Paulino que com um discurso inflamado e ovacionado pelos presentes foi eleito por unanimidade o 1º presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Emas.

O Plano Nacional de Educação (PNE) está em tramitação no Congresso Nacional, os estudantes defendem que nele seja aprovado o investimento mínimo de 10% do PIB para Educação, e pelo visto na aula de cidadania dada pelos alunos de Emas, no que depender da determinação e rebeldia conseqüente desses secundaristas “O SONHO TRANSFORMA-SE-Á EM REALIDADE”.

Do congresso participaram pouco mais de 100 pessoas, dentre os quais 95 estudantes secundaristas. Tal qual a importância do evento, foi convidado a registrar a ocasião o fotógrafo Antonio Vicente da Foto e Vídeo Vicente, eleito por pesquisa de opinião o melhor fotógrafo do Vale do Piancó, confira as fotos. Foram eleitos para dirigir a entidade estudantil e participar do 13º CONEG da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) em Brasília os seguintes alunos: Matheus Araújo Costa, Maria José Limeira Leite, Lucrécia Salviano da Silva, Thaismila Gomes Galdino, Terezinha Daiane Barboza Rodrigues, Chiara Marta de Souza, Jamilly Pereira Dias,  Jackeline K. Lucena, Maria Alaides Ferreira Tomaz, Francisco Paulino Gomes Filho, Aristóteles Bezerra Gomes, Maria Helena Alves Leite, Marilene Rodrigues Barboza, Francilino da Silva Nóbrega, Maria Karolaynne Gomes da Silva e Renata Klyscia Martins.

5 comentários:

  1. Congratulaçoes á Claudio Silva (líder), Francisco Paulino que nao conheco ainda mas desejo, inclusive, boa sorte na direçao e á juventude de Emas e da Paraíba que ganha á cada dia força e voz.

    ResponderExcluir
  2. "Nós estudantes vivemos em busca da sabedoria, portanto devemos ter a sede do saber!" (M.T). Grata fico com aqueles dispostos a ausentar-se se suas tarefas pessoais, em busca de melhorias na sociedade ( como nossa educação). Parabéns a todos que desempenham esse tal feito.

    ResponderExcluir
  3. Como diria Aristóteles, "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces". Nós estudantes devemos lutar cada vez mais para conquistar nossos direitos, principalmente a boa educação! Parabéns companheiros, em especial meu amigo Cláudio Silva, estamos no caminho certo!

    ResponderExcluir
  4. A educação apenas será escupida quando boas mãos como a de José Claudio integrarem nessa luta,alocarem significativas idéias que contribuam com o desenvolvimento de um enino de qualidade. E na minha concepção, educação de qualidade é sinônimo de boas idéias e bons investimentos, José Claudio continue na luta, ajude nossos secundaristas a formarem opiniões, boas idéias, ideologias, pois de fato, sem sombra de dúvidas, será o estupim para nossa rede pública de ensino ter um futuro promissor !

    ResponderExcluir
  5. É muito bom ver que nossos estudantes estão cada vez mais conscientes do seu poder quanto massa popular e isso só vem a acrescentar na edução desse país que já foi muito mais precária.

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.