terça-feira, 31 de maio de 2011

Marcha Pelo Piso Salarial

Ocupação do Palácio do Governo

Aqui na Paraíba, 18 mil funcionários de 600 escolas (60% dos profissionais) estão em greve há 28 dias, segundo o sindicato local, afetando as aulas de 400 mil estudantes. Os professores pedem piso de R$ 890 para 30 horas semanais e manutenção das gratificações. Hoje, o piso é de R$ 661. O governo diz que aceita pagar o piso, desde que as gratificações sejam incorporadas.
União da Juventude Socialista - PB
         Reunidos em assembleia, na manhã desta segunda-feira (30), os professores da rede estadual de ensino — que até então pretendiam encerrar as mobilizações em decorrência das negociações — decidiram pela continuidade da greve, que já dura 28 dias, e resolveram radicalizar o movimento. Prestes a encerrar as agitações, os docentes foram surpreendidos pela retaliação do Governo do Estado ao movimento: arbitrariamente subtraiu o salário de vários professores, mesmo os que estavam dando aula regularmente.


         De maneira que, declarada a guerra contra intransigência do Governador, os grevistas — apoiados por estudantes do Liceu Paraibano, Sesquicentenário e outras escolas mobilizados pela AESP e UBES — marcharam em direção a praça dos três poderes e ocuparam no mesmo dia a sede do Poder Executivo Estadual, o Palácio da Redenção. O tumulto foi generalizado no começo e no fim dos protestos: professores e estudantes foram agredidos a socos e pontapés por seguranças do lugar.

         Aparentemente, com o governador Ricardo Coutinho se conversa é na chibata. É bom que não esqueçamos o incidente no Instituto Paraibano de Educação, no qual vários estudantes foram surrados — depois de provarem do  spray de pimenta — pelo Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar (GOE).



Um comentário:

  1. Onde o professor for, o estudante deve ir atrás, não é com um salário michuruca, um giz e uma lousa que umprofessor vai poder moldar o futuro do Brasil em termos de educação.
    Parabéns UJS pela bela iniciativa de estar ao lado do "iluminado" que nos serve a luz necessária para nossa inteligência.
    Viva Che!!

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.