quinta-feira, 21 de abril de 2011

Francisco das Chagas: "TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE"

Está nas ruas brasileiras e, sobretudo, dentro dos muros das universidades públicas e privadas o eco do 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE). A educação brasileira entre os dias 13 e 17 de Julho, na capital goiana, terá seus rumos e desafios debatidos pela estudantada universitária que tem sede por profundas mudanças para o país. Estudantes de todo o país se reunirão para eleger a nova diretoria da UNE e aprovar as resoluções que irão nortear a atividade da nova gestão da entidade.
O decenal Plano Nacional de Educação (PNE) vem aí, carecendo de propostas ainda mais ousadas e de uma entidade forte de representação estudantil que as possa defender. O PNE será, por conseguinte, alvo de discussões no maior fórum deliberativo dos estudantes brasileiros. A União da Juventude Socialista tem papel fundamental na construção dessas propostas, nossa militância sempre teve a ousadia de entrar no embate político por melhorias para a educação, armados de idéias progressistas, em qualquer que seja o fórum deliberativo.
Nos 20 anos como força hegemônica na UNE, conseguimos travar diversas batalhas: por mais investimentos, pela assistência estudantil, pela duplicação das vagas do PROUNI e FIES, pelos 50% do Fundo Social do Pré Sal e muitas outras bandeiras de lutas que vão além dos limites da Educação, obtendo inegáveis vitórias.
Neste congresso, que ocorrerá na capital de Goiás, a UJS traja as vestes do movimento “TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE". Tal movimento vem desde janeiro de 2011, no 59º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da supracitada entidade, amadurecendo, com as entidades de base, as idéias que podem mudar o ensino superior e construir um país cada vez mais justo e desenvolvido. A Paraíba estava lá, ouviu e fez-se ouvida.
É imprescindível a participação massiva da juventude paraibana no CONUNE. É de longa data as contribuições dos jovens paraibanos por avanços democráticos significativos no ensino superior e a maturidade com que debatem as insuficiências educacionais. Corre nas veias nordestinas a coragem de ir à luta e desistir jamais, em detrimento a “frouxura” do comodismo.
Portanto, com a meta de eleger 45 delegados, nós, militantes da UJS-PB, invadiremos as instituições de ensino superior do nosso estado, convocando todo aquele que tem vontade e coragem de mudar o Brasil a “TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE".


Francisco das Chagas é Secretário de Organização da @UJS_Paraiba

Um comentário:

  1. Opaa!! Os Universitários da UJS PB vão botar pra lascar.

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.