segunda-feira, 26 de março de 2012

Internet grátis na Paraíba não está funcionando

Foto internet
Em reportagem deste domingo (25), o Fantástico mostrou que o projeto Jampa Digital, anunciado em março de 2010 e que previa oferecer internet gratuita e sem fio a todos os moradores de João Pessoa (PB), não está funcionando, dois anos após o lançamento. 



Durante o dia, a noite e no final de semana, a reportagem tentou várias conexões e não obteve sucesso. Um professor de computação e um engenheiro eletrônico consultados apontaram problemas no sistema.
O Fantástico apontou  indícios de que equipamentos foram comprados por preços acima do usual no mercado. O programa fez contato com um representante da empresa Ideia Digital Sistemas, Conultoria e Comércio Ltda, responsável pela implantação do projeto. Sem saber que era gravado, ele falou em propina a um produtor do programa. "O que vem sendo praticado é 5 a 10% [de desvio]", disse ele. "Dos negócios [em] que atuei, foi mais ou menos isso."
Em dezembro de 2009, Ribeiro assumiu a secretaria municipal de Ciência e Tecnologia de João Pessoa. No dia da posse, o então prefeito, Ricardo Coutinho, afirmou: "Há algum tempo, Aguinaldo Ribeiro acompanha o processo de implantação do Jampa Digital". Três meses depois, Ribeiro inaugurou o projeto.
Valor acima do mercado
A prefeitura de João Pessoa disse ao Fantástico que está investindo R$ 1,5 milhão no projeto e que o governo federal repassou R$ 4,7 milhões. O ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação confirmou esse valor. Disse ainda que a prefeitura informou, numa prestação de contas em agosto de 2011, que 11 dos 20 pontos públicos de acesso à Internet teriam sido instalados. Ricardo Coutinho, que era prefeito de João Pessoa na época da inauguração do Jampa e hoje é governador da Paraíba, também não quis gravar entrevista. 
Em nome dele, falou ao Fantástico o procurador-geral do estado Gilberto Carneiro da Gama: “Pode estar tendo algum problema de natureza técnica para efeito de acessar. Agora, que os equipamentos estão lá, estão”. Gama era secretário de administração de João Pessoa e chegou a assinar contratos relativos ao Jampa. Diz que a contratação da empresa ideia digital seguiu a lei. 
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.