domingo, 20 de novembro de 2011

Reitora Marlene Alves Receberá Título de Cidadania Campinense

Na próxima terça-feira (22), a professora Marlene Alves Sousa Luna, reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), receberá o título de cidadã campinense. A honraria será concedida às 10h, no plenário da Câmara Municipal de Campina Grande.

Natural de Itaporanga foi em Campina Grande que Marlene concluiu seus estudos e começou sua carreira como professora do curso de Fisioterapia da UEPB. Desde os anos 1980 tem militância partidária e no sindicato dos professores da UEPB. Sempre atuou na linha de frente, articulando o sindicato na universidade e nacionalmente. 

Quando presidia o sindicato ADUEPB manteve uma série de lutas que permitiu colocar a universidade estadual e o seu nome na linha de frente da disputa política no Estado da Paraíba. A mobilização histórica de 2002, que culminou com a greve de fome, da qual participou, consolidou o nome de Marlene como grande defensora da educação como pilar do desenvolvimento paraibano e se tornou um marco no crescimento e fortalecimento da UEPB.

Neste contexto, Marlene foi protagonista do movimento que obteve a aprovação da lei que assegura a autonomia financeira da UEPB, mediante o repasse de um percentual da receita ordinária do Estado da Paraíba.

Inicialmente estipulado em 3%, este repasse foi gradativamente aumentado graças ao empenho da reitora e hoje já está na ordem de 5,77%. Nas duas gestões como reitora, Marlene Alves demonstrou grande habilidade como gestora e tem colocado a UEPB no cenário das melhores universidades brasileiras, com 8 Campus, 49 cursos de graduação, 14 mestrados e cinco doutorados.

Através da gestão da professora Marlene, a Universidade também passou a ter forte inserção social com projetos inovadores como a Universidade Aberta à Maturidade composta exclusivamente por alunos acima dos 60 anos, que buscam nas aulas uma oportunidade de obter conhecimento extra a respeito de iniciativas que elevam sua qualidade de vida e o Campus Avançado do Serrotão, que disponibilizará na ala feminina: berçário, ambulatório, biblioteca, fábrica de cinto e bolsas e sala de multiuso com recursos audiovisuais e na ala masculina: fábrica de pré-moldados, oito salas de aula, biblioteca, além de salas de informática, leitura e  vídeo. A estrutura também contará com escritório-modelo jurídico com três parlatórios, sala de videoconferência, sala para advogados, copa, banheiros e sala de
apoio.

Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.