domingo, 28 de agosto de 2011

Grande Congresso Estudantil em Juazeirinho

Aconteceu na noite de sexta-feira (12), no clube Municipal, em Juazeirinho, o 2º Congresso de Estudantes da UMES. A equipe da educação juazeirinhense se fez presente por intermédio de Betânia Rangel, representando a secretaria deste setor, Rosa Garcia, diretora do colégio Municipal Severino Marinheiro e Socorro Farias, que comanda a escola estadual Marechal Almeida Barreto.
O prefeito, Bevilacqua Matias (PRB), também se fez presente no congresso e parabenizou os alunos pela iniciativa. Ele relembrou seus tempos de líder do movimento estudantil e disse que é o primeiro prefeito da história de Juazeirinho que mostra a cara num evento deste.
Patrício de Oreste, presidente do PC do B Municipal, atual chefe do Governo local e ex-líder do movimento estudantil, fez uso da palavra e discorreu sobre alguns direitos dos alunos que são completamente desrespeitados, como é o caso da meia entrada.
Ele disse que em sua época de presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), chegou a emitir quase 2 mil carteirinhas e lamentou o fato triste de que atualmente nenhum documento desse é emitido no município.
Microfone aberto aos estudantes
Mas o bicho pegou mesmo quando os microfones foram abertos para que os estudantes levantassem os principais problemas enfrentados pela classe e elaborasse propostas.
Cada um teve um tempo de 3 minutos e os jovens botaram, literalmente, a boca no trombone. Não escapou ninguém das críticas.
Mas o principal alvo dos alunos foi mesmo a escola estadual Marechal Almeida Barreto e a sua diretora, que ouviu, sentada numa cadeira em plenário, diversos desaforos da garotada que se revezava no microfone.
Segundo os relatos dos estudantes matriculados nesta escola, o caos instalado ali é grande, pois falta quase tudo.
Eles disseram que o lixo está grande dentro das salas de aulas e no pátio, janelas quebradas e os maribondos estão por toda parte nesta instituição de ensino. Também lembraram que há cerca de 18 professores com 6 meses de salários atrasados e reclamaram ainda do mal tratamento dispensado a eles por parte de alguns funcionários.
“Exigimos respeito, senhora diretora. Se não tem competência para ocupar o cargo, que peça para sair e coloque outra pessoa capaz para assumir”, diziam os mais exaltados.
Além disso, cobraram do prefeito transporte escolar para que possam estudar um curso técnico na cidade de Campina Grande.
“Estamos pagando do nosso bolso e cadê a Prefeitura que não nos ajudam?”, indagavam ao gestor.
No final, a estudante do Marechal Almeida Barreto, Samara Luciana, foi eleita presidente da UMES para os próximos 2 anos.
Vale ressaltar a grande participação dos estudantes, haja vista que cerca de 200 participaram das atividades no clube Municipal. Os trabalhos foram coordenados por Marcelo Lima, presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS) e Marília França, diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
Aguarde o direito de resposta de Socorro Farias na próxima reportagem sobre as pesadas críticas a ela dirigidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.