quinta-feira, 3 de março de 2011

Marcelo Lima: 26 anos de Luta

*Por Marcelo Lima
UJS completa seus primeiros 26 anos de história com muito a comemorar. Ciente dos enormes desafios a serem enfrentados, no presente e no futuro, para construir um Brasil desenvolvido, justo e socialista.  A UJS se reconhece nas inúmeras lutas travadas pela juventude. Do inconformismo encontrado nos versos do abolicionista Castro Alves, nosso patrono, ao fervor revolucionário de Che Guevara, sempre foi entre os jovens que melhores sentimentos encontraram terreno propício para florescer.

Somos por tanto, herdeiros dos combates que forjaram o povo brasileiro - a luta pela independência, contra escravidão, pela proclamação de República, “Petróleo é Nosso”, e as mais recentes, contra a ditadura, pelas Diretas, pelo "Fora Collor, da Resistência ao neoliberalismo de FHC  e das vitórias que conquistaram os dois mandatos de Lula.

Hoje, a União da Juventude Socialista atua em quinze diferentes frentes e conta com cerca de 100 mil filiados, espalhados por todos estados do país. Mas isso não deve nublar a visão de nossas insuficiências, pois construir uma nova história - protagonizada pelos trabalhadores, pelo povo exige ganhar milhões de outros jovens. É esse o desafio que está lançado para a UJS: consolidar-se verdadeiramente como um pólo irradiador de idéias avançadas, uma entidade ampla e forte, que influencie milhões de almas e corações de jovens brasileiros.


Na Paraíba não é diferente. Prova irrefutável de seu crescimento é sua grande influência no movimento estudantil, estando à frente, inclusive, da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP), construindo na base a política de defender uma educação pública, gratuita e universal de qualidade. A UJS-PB nos últimos anos obteve conquistas importantes, a exemplo da reserva de vagas na UEPB e UFPB, com o movimento “Reserva de Vagas Já”. Outras ações que enriqueceram ainda mais a atuação política da nossa entidade foram as inúmeras passeatas pelo “PASSE LIVRE”, “MEIA- ENTRADA” nas casas de shows, contra o aumento das passagens de ônibus coletivo nos principais centros do estado, João Pessoa e Campina Grande. Contudo, a mais emblemática, dentre as recentes bandeiras de luta, foi a defesa de “50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação”.

É com esse espírito de luta e sobre os ombros de tantos heróis que empunharemos a bandeira do socialismo com feições brasileiras e, certamente, trilharemos o caminho da vitória. Sinta-se convidado a fazer parte dessa história, filie-se a União da Juventude Socialista.

*Marcelo Lima é Presidente da UJS-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.