segunda-feira, 14 de novembro de 2011

URNE Faz Coro Com a Veja e É Rechaçada No Twitter

No último domingo, lideranças estudantis do Rio Grande do Norte rechaçaram a empresa de carteiras de estudante, URNE, após questionamento dessa entidade, em seu twitter, que repercutiu uma matéria da revista Veja contra a União Nacional dos Estudantes, cujo conteúdo é sabidamente mentiroso. Logo depois de publicar o endereço da matéria, a URNE postou que "é lamentável ver a UNE, entidade escolhida pela Prefeitura de Natal e SETURN, que recebe 'milhões' do governo, se comportar dessa forma".

As reações no twitter foram imediatas. Com a tag #aURNEnaoMeRepresenta, estudantes de diversas escolas e representantes dos grêmios estudantis reagiram instantaneamente. Tásia Monique, presidenta do Grêmio Estudantil Paulo Freire (Floriano Cavalcante) afirmou que "repudiamos a URNE por replicar uma matéria tão mentirosa e sem provas como essa, que sequer foi levada a sério por instituições que fiscalizam a aplicação dos recursos públicos".

Já Aísla, presidenta do Grêmio da Escola Estadual Ana Júlia, rechaçou a capacidade moral da URNE em questionar qualquer coisa referente ao movimento estudantil. "Vamos ver a história da URNE, uma entidade que sobrevive de venda de carteiras, que não possui um grêmio organizado, que não realiza congresso, que não promove nenhuma luta, que nunca mobilizou estudantes pra defesa dos nossos direitos. As pessoas sabem diferenciar o que é uma entidade, com base social, com estudantes em sua direção - e não empresários, e o que é uma empresa que sobrevive às custas dos nossos direitos".

Coordenadora Geral do DCE da UFRN, Marianna Ribeiro, saiu em defesa da UNE. "Nossa história, passado e presente, nos legitimam a enfrentar qualquer mentira, pois somos uma entidade sem dono, com pluralidade, com congressos democráticos, com discussões importantes na vida política nacional. A URNE repercute uma matéria que sabe ser mentirosa porque está perdendo espaço a partir do momento que o movimento estudantil legítimo ganha força".

O presidente da UMES Natal, Whanderley Costa, julgou que a atitude da URNE é desesperada. "O desespero deles é latente e será ainda mais. O movimento estudantil no RN só ganha força, e, portanto, aqueles que se aproveitam para lucrar em cima de direitos conquistados pelos estudantes tendem a perder espaço". Ele afirmou também que a campanha "Meia-Entrada é um Direito e não Negócio" será fortalecida.

Durante a noite de domingo, #aURNEnaoMeRepresenta já era o assunto mais comentado entre os tuiteiros de Natal.

Fonte: UJS Potiguar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.